Empresa adota plástico 100% zero carbono para enfrentar os desafios da reciclagem de plásticos; ação já economizou o equivalente a mais de 240.000 kg de emissões de GEE – que corresponde ao sequestro anual de carbono de 18 mil árvores
O plástico sempre foi visto como vilão quando vem à mente o descarte indevido, que resulta no entupimento de bueiros nas cidades e na poluição de rios, lagoas e oceanos. Por ser à prova de fungos e bactérias, a degradação do plástico é extremamente lenta, podendo demorar mais de 100 anos. Portanto, o desafio não está somente em sua reciclagem, mas também em fazer o plástico ser reciclado com o mínimo de resíduo possível.
Com foco em suprir as necessidades de forma inteligente e com consumo sustentável, a Ecoboxes desenvolveu um ciclo Eco Sustentável de produtos utilizando plástico virgem e reciclado como matéria-prima, além de outras iniciativas as quais visam a preservação do meio ambiente para as gerações atuais e futuras, como a criação de embalagens plásticas zero carbono.
“A Ecoboxes é comprometida em ajudar nossos clientes em sua jornada rumo à emissão zero, e nosso foco nas soluções avançadas para reciclagem de plásticos é um passo significativo em direção a esse objetivo”, conclui a coordenadora comercial e de marketing da Ecoboxes, Denise Beck Cardoso.
O sistema de reciclagem mecânica da empresa transforma e reinventa o lixo plástico que é descartado de forma desorientada que polui o planeta, reciclando-o com nova forma e propósito, evitando assim o consumo inconsciente, onde um mesmo produto pode ser usado para várias necessidades.
A reciclagem de caixas e paletes, em PP, impede seu acúmulo em aterros sanitários, gasta menos energia, gera renda e diminui o consumo de recursos naturais. Além disso, há leis que determinam responsabilidades e preveem penalidades para quem negligência seu cumprimento.
“Nós recolhemos caixas plásticas usadas ou danificadas e, após a limpeza, moagem, lavagem e secagem, elas estão prontas para serem remodeladas e reutilizadas, sem poluição e sem desperdício. A cada cinco caixas que o cliente devolve, ele ganha uma nova”, destaca Denise.
Além disso, a Ecoboxes vem se destacando como pioneira na produção de caixas e paletes com zero carbono. A empresa utiliza o material UBQ, um aditivo termoplástico 100% de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para produzir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.
Nesta ação sustentável, a Ecoboxes já economizou o equivalente a mais de 240.000 kg de emissões de GEE – que corresponde ao sequestro anual de carbono de 18 mil árvores.
Durante o processo de fabricação de caixas e paletes plásticos, os resíduos são redirecionados, reutilizando plásticos provenientes de reciclagem e resíduos de aterros sanitários para se transformarem em aditivo biológico e, assim, reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Ações sustentáveis e essenciais na busca pelo equilíbrio para atender as necessidades humanas de consumo, preservando os recursos naturais para não comprometer as próximas gerações.
Para ler o artigo completo, acesse o link:
Ecoboxes, pense diferente!