Projeto foi desenvolvido com uso de UBQ, material aditivo termoplástico 100% de base biológica, gerado a partir de material retirado de aterros sanitários
Alinhada à responsabilidade ambiental, sustentabilidade e economia circular, a Ecoboxes Embalagens Plásticas, empresa sediada em Paulínia especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular, vem se destacando pelo pioneirismo na produção de caixas e paletes com zero carbono.
A empresa utiliza o material UBQ, um aditivo termoplástico 100% de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para produzir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.
Durante o processo de fabricação de caixas e paletes plásticos, os resíduos são redirecionados, reutilizando plásticos provenientes de reciclagem e resíduos de aterros sanitários para se transformarem em aditivo biológico e, assim, reduzir drasticamente as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A solução inteligente e sustentável foi empregada em parceria com a Pepsico. Foram produzidos 30.000 paletes ecológicos, usados para transporte de cargas em dois centros logísticos da empresa e na operação logística, no geral.
Além do aditivo sustentável, os paletes são feitos a partir de materiais reciclados que incluem resina PP reciclada e BOPP reciclado (película plástica “saquinhos de salgadinhos” usada na embalagem de snacks da empresa), que completam o ciclo de economia circular.
Para esse projeto foi economizado o equivalente a mais de 240.000 kg de emissões de GEE – que corresponde ao sequestro anual de carbono de 18 mil árvores. Além disso, mais de 12 mil kg de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil.
É um material diferenciado que representa uma alternativa à cadeia como um todo, principalmente no que se refere à coleta, triagem, transporte e disposição final em aterros, ressalta Denise Beck Cardoso, coordenadora comercial e de marketing da Ecoboxes.
“Priorizar a economia circular e soluções sustentáveis é essencial para enfrentarmos a crise climática global. Juntos, traremos impacto climático positivo para um sistema anteriormente esgotador de recursos”, afirma a executiva.